Antes de ir embora, queremos te fazer um convite?

Nossa comunidade Suavyze é bem ativa. Participe deixe seu email, vai receber dicas, e-books e videos para levar uma Vida sem Dores.
X

Realize seu pedido pelo Whatsapp 11 93245 3058 (Clique aqui)

Crioterapia: conheça o tratamento que previne dores e lesões em atletas

CRIOTERAPIA

Crioterapia: conheça o tratamento que previne dores e lesões em atletas

A crioterapia está se tornando cada vez mais comum entre os corredores, principalmente, para a prevenção de dores e lesões. O tratamento consiste na aplicação de gelo em regiões do corpo que foram fisicamente exigidas.

 

 

TRATAMENTO DE LESÕES

A aplicação de gelo na região dolorida faz com que ocorra analgesia, ou seja, diminuição das dores. Isso acontece porque o frio contrai os vasos sanguíneos, assim causando a diminuição do inchaço da região lesionada, do metabolismo local e dos impulsos nervosos que conduzem a sensação de incômodo ao cérebro.

Além disso, a crioterapia é capaz de reduzir os processos inflamatórios exacerbados que podem ocorrer após uma atividade que exigiu grande esforço muscular, assim auxiliando no processo de recuperação do atleta.

APLICAÇÃO PREVENTIVA

A crioterapia aliada ao repouso é indicada para atletas que desejam evitar que um pequeno desgaste se torne uma lesão mais grave. A prática é interessante, pois é capaz de aliviar dores que não sejam agudas e persistentes e auxiliar na recuperação muscular.

QUANTO TEMPO?

De 20 a 30 minutos é o tempo recomendado para a aplicação da técnica. A sensibilidade ao gelo é individual.

QUANDO APLICAR?

Após as provas e sempre que houver algum incômodo muscular. Utilizar a crioterapia antes de um treino ou corrida pode diminuir o controle motor, a flexibilidade e aumentar a rigidez articular. Com isso, o corredor pode perder desempenho e correr o risco de se lesionar.

 

(Fonte: Leonardo Pires, Marcio Daniel e Renan Higashi, fisioterapeutas do Instituto do Atleta, o INA, em São Paulo)

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados